CONTINUAR A COMPRAR

O seu carrinho está vazio

PORTES GRATUITOS

Em Portugal Continental, para mais de 50eur (-5kg)

ENCOMENDAS EM 24h

Em Portugal Continental, para encomendas até ás 15h

A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE NASAL DIÁRIA!

O nariz é a porta de entrada para o nosso sistema respiratório e, como tal, atua como um filtro protetor. O ar inspirado não é puro e pode conter alérgenos, bactérias, vírus, fumo, etc... Todas estas impurezas podem provocar irritações nasais que poderão ir desde uma simples constipação até alergias, sinusites, entre outras. Estas situações são acompanhadas pelo aumento de secreções das membranas mucosas e em muitos casos, de congestão, obstrução nasal, secura e desconforto nasal. Manter uma boa higiene nasal é fundamental para que o nariz cumpra as suas funções e assim prevenir problemas com impacto na saúde.

Funções da mucosa nasal:

  • Filtrar as poeiras e partículas do ar inspirado através do muco nasal secretado continuamente.
  • Condicionar o ar, aquecendo-o e humidificando-o graças ao atrito e à turbulência que é gerada nas fossas nasais, atuando como um filtro regulador de fluxo e débito.
  • Ação anti-infeciosa gerada essencialmente por dois mecanismos: captação de agentes infeciosos pelo muco drenado para a nasofaringe, que posteriormente é deglutido, e a ação direta anti-infeciosa através de enzimas líticas e anticorpos (Ig A) neutralizantes dos microrganismos.
  • Função sensorial olfativa

Higiene nasal:

A higiene nasal, realizada através de lavagens regulares com água do mar ou soro fisiológico, permite eliminar da mucosa nasal as partículas captadas e filtradas, tal como os alérgenos responsáveis pela congestão nasal (obstrução), alergias e corrimento nasais, bem como, humidificar a mucosa nasal ressequida e seca.

Esta lavagem deve ser feita idealmente de manhã e à noite e antes de assoar o nariz.

Nos bebés e recém-nascidos deverá ser feita com o bebé deitado de costas numa posição lateral (iniciando-se pela narina que está numa posição superior).

Nos adultos e crianças a partir de 1 ano deverá ser feita com a cabeça inclinada para o lado.

Com o intuito de maximizar a eficácia da limpeza, são comercializadas embalagens pressurizadas que vão, através do seu acionamento, difundir de uma forma harmoniosa e não dolorosa as gotículas de água do mar sobre a mucosa da cavidade nasal. Marimer©, Rhinomer©, Fitonasal© são alguns exemplos.

Nos recém-nascidos:

A higiene nasal é essencial nos recém-nascido. É importante que o nariz do bebé esteja limpo e descongestionado, para facilitar o aleitamento e para uma noite de sono tranquila. A remoção de secreções ajuda também a prevenir complicações posteriores, tais como infeções do ouvido (otites), sinusite ou tosse.

Assim, é relevante que, diariamente, seja efetuada a limpeza do nariz do seu bebé, eliminando o excesso de secreções nasais, respeitando também a hidratação necessária. O melhor método é o uso de um aspirador nasal com formato ergonómico, que possa utilizar com facilidade e que respeite o tamanho do nariz do seu filho. Rhinomer Baby Aspirador Nasal© é uma excelente opção. Antes de aspirar o nariz é aconselhado a limpeza nasal com água do mar ou soro fisiológico.

Como utilizar um aspirador nasal?

  1. Lavar as mãos cuidadosamente antes de utilizar o aspirador.
  2.  Introduzir uma recarga descartável no corpo central do dispositivo.
  3. Colocar o bocal de aspiração na boca, e a extremidade da recarga numa das narinas do bebé.
  4. Aspirar lenta e suavemente, de forma regular, através do bocal de aspiração.
  5. Se a recarga ficar cheia entre duas aspirações, elimine as secreções para um lenço de papel, soprando pelo bocal de aspiração, ou substitua a recarga.
  6. Repetir o procedimento na outra narina.
  7. Retirar e eliminar a recarga usada. As recargas são para utilização única. Após a utilização, devem ser eliminadas para prevenir contaminações.
  8. Lavar o bocal de aspiração e a parte central após utilização.
Voltar