CONTINUAR A COMPRAR

O seu carrinho está vazio

ANTICONCEPCIONAIS E MANCHAS NA CARA

 

"Tomo a pílula e agora apareceram manchas castanhas na cara" queixou-se Sara apontando o dedo para o rosto. O que posso fazer?

Podemos aproveitar o caso da Sara para apresentar aqui no " O seu farmacêutico aconselha" pois através dos relatos dos outros podemos aprender.

Sara já suspeitava que ao tomar a pílula poderia ser vitima de manchas no seu rosto mas gostaria de saber porque?

Quer saber porque?

Vamos falar de porque aparecem as manchas, como evitá-las e o que podes fazer para as eliminar no caso de já te terem aparecido no rosto.

Porque tenho manchas? Qual a relação com os anticoncepcionais?

As manchas na cara podem aparecer por vários motivos e uma delas como poderás ver a seguir são as alterações hormonais.

Devido a uma exposição solar inadequada ou sem proteção solar suficiente.

Por alterações hormonais como por exemplo uma gravidez , menopausa ou mulheres que tomam anticoncepcionais orais

Por consumo de determinados fármacos como por exemplo corticoides.

Alterações na tiroide.

O uso de alguns cosméticos, como colonias e perfumes com exposição solar.

A Sara mencionou que tomava anticoncepcionais orais há algum tempo e que descobriu no final do verão uma mancha castanha no rosto que a estava a preocupar.

O que é que a Sara não fez?

A Sara sabía que ao começar a tomar anticoncepcionais orais devia-se proteger do sol para evitar o aparecimento de manchas. Com essa informação ela passou a usar um creme de dia na sua rotina diária, com proteção solar.

Sara aplicava um creme hidratante com SPF 15 todas as manhãs depois de lavar a cara.

O problema é que o creme escolhido por ela tem um índice de protecção baixa e que ela não estava a renovar a sua aplicação, razão pela qual quando ela saía do trabalho ao meio do dia a sua pele estava totalmente desprotegida.

Como posso evitar o aparecimento de manchas?

O mais importante é que te protejas do sol que é considerado o factor de aparecimento de manchas.

Deves utilizar sempre e todos os dias do ano, mesmo que o tempo esteja nublado, um creme com um factor de proteção elevado (nunca menos de SPF30) e renovar a sua aplicação se te fores expor ao sol transcorridas 2 horas.

Todas as manhãs após a limpeza facial e o tratamento de beleza deves aplicar um creme para o sol (pelo menos 30 minutos antes da exposição solar)

Tratamento despigmentante ou antimanchas

O primeiro tratamento antimanhas é evitar a causa que provoca o aparecimento da mancha. No caso da Sara podia falar com o seu ginecologista para suspender o seu tratamento com anticoncepcionais orais e tomar outras medidas de proteção.

Uma vez que apareçam as manchas o tratamento é longo e por vezes complexo. As manchas castanhas reduzem-se lentamente e não é um processo que dure apenas dias. Uma vez as manchas já apareceram o tratamento é longo e às vezes complexo.

Como é que a Sara eliminou as suas manchas

Em primeiro lugar a Sara melhorou o seu ritual de limpeza facial utilizando leite de limpeza e tónico todos os dias de manhã e à noite.

Depois incorporou na sua rotina um peeling com ácido glicólico e um exfoliante,

Esses passos são imprescindíveis para eliminar correctamente as manchas, pois se não limpamos a pele em profundidade e eliminamos as células mortas, o tratamento anti-manchas pode não actuarcorrectamente, perdendo a eficácia.

Voltar