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CINCO HÁBITOS PARA PREVENIR A QUEDA DE CABELO

 

Alguma vez se questionou porque é que no Outono perdemos mais cabelo?

A resposta é mais simples do que pensa.

Um fio de cabelo tem um período de crescimento normal entre dois e seis anos, antes de entrar numa fase de repouso apelidada de telógenica, altura em que pode cair. Do total de cabelos que temos, cerca de 10% estão nesta fase, mas várias investigações referem que essa taxa aumenta ligeiramente nas mulheres durante o mês de julho, possivelmente devido aos efeitos do sol e dos raios UV. Tendo em conta que os cabelos tendem a cair cerca de 100 dias depois desta fase, outubro e novembro tornam-se os meses com maior prevalência. Se esta queda é motivo de angústia, saiba que há cinco mudanças de comportamento que a podem ajudar a preveni-la.

1. Evite dar puxões no cabelo.

Pentear com mais regularidade, de forma mais suave e nunca com o cabelo molhado são boas estratégias para prevenir a queda. Além disso, prefira sempre penteados mais soltos, que não repuxem as raízes.

2. Reforce a ingestão de ferro.

Sabia que as mulheres que têm poucas reservas de ferro apresentam taxas mais elevadas de perda de cabelo? Peixes gordos, gema de ovo e vegetais com folhas verde-escuras como os espinafres, são boas fontes deste nutriente que é essencial para a saúde do seu cabelo.

3. Melhore o seu plano alimentar.

Além do reforço do ferro, aposte numa dieta equilibrada e que lhe dê todos os nutrientes essenciais para alimentar também o seu cabelo. Produtos ricos em ácidos gordos, ómega-3, proteínas, vitamina B12, A e C devem constar da sua alimentação diária por evitarem que o seu couro cabeludo fique seco.

4. Filtre a água.

A água dura da rede pública de abastecimento e até os químicos presentes na mesma podem aumentar o efeito de secura do couro cabeludo e a sensação de prurido. Instalar um filtro de água no chuveiro é uma solução simples para reduzir este risco.

5. Use um shampoo suave

Prefira uma gama suave de tratamento, como AminexilClinical 5 de Vichy que foi desenvolvida por dermatologistas com o objetivo de reforçar o cabelo a partir da raiz, melhorar a microcirculação e ainda equilibrar o couro cabeludo.

E a queda de cabelo nos homens: porque ocorre e o que pode fazer para a evitar?

A grande causadora deste problema chama-se Alopecia Androgenética, comummente conhecida por Calvície, e sabemos que afecta a vida de cerca de 69% dos homens portugueses. Por isso mesmo, passamos a explicar-lhe em que consiste este problema e a apresentar-lhe quatro truques para que possa minimizar e (sobretudo!) prevenir a queda de cabelo.

A Alopecia Androgenética pode manifestar-se de diferentes formas e em qualquer idade. Há um enfraquecimento dos fios e depois, numa fase mais avançada, começam a aparecer falhas na região da frente do couro cabeludo e nas laterais. E, dependendo do estágio, a pele pode começar a aparecer. As causas da queda de cabelo podem estar relacionadas com vários factores como a sazonalidade, o stress extremo ou a saúde de cada um.

É, por isso, fundamental que, antes de iniciar qualquer tratamento ou procedimento para combater este problema, consulte um especialista que faça um correcto diagnóstico e o aconselhe personalizadamente.

Existem alguns procedimentos que pode adoptar, a par da boa pesquisa e recomendação. Comece já hoje a prevenir o agravamento do problema:

#Alimente os seus folículos

Uma dieta nutritiva adequada e o bom funcionamento do sistema endócrino são vitais para a saúde dos folículos capilares. Aqui, os alimentos proteicos têm um papel fundamental. Decerto que já lhe disseram que este tipo de ingredientes deve ser o preferido nos períodos de pré e pós treino físico, por promover o crescimento celular. É, aliás, por isso que deve utilizá-los no combate à queda de cabelo, pois irão fazer ao seu cabelo o mesmo que fazem aos músculos. Introduza os ovos na sua dieta enquanto suplemento alimentar, pois, para além da proteína necessária, são ricos em Ferro, Vitamina C e Zinco.

#Respeite o seu couro cabeludo

A lavagem demasiado frequente e a coloração capilar podem danificar os folículos e tornar o cabelo mais fraco e quebradiço. Mas há outros erros que pode estar a cometer. Evite esfregar a toalha turca no couro cabeludo, pois a fricção irá puxar os fios e parti-los. Se costuma secar o cabelo com secador, programe a função de "frio" e previna os danos provocados pelo calor. E, claro, tal como a pele, o couro cabeludo não deve ser exposto à luz solar forte, pois irá ficar seco e danificado.

#Durma mais

Vários estudos clínicos concluem o mesmo: as lacunas do sono podem provocar ou acelerar a queda de cabelo. O sono regenera todo o corpo e é essencial para impulsionar o sistema imunológico, o equilíbrio hormonal e a resistência. Durma bem e combata o stress.

#Enerve-se menos

Quanto mais esconder e guardar "só para si" um problema, maior ele irá parecer. Pelo menos, a nível interior, o stress aumenta, a preocupação atinge níveis estrondosos e quando der por si estará a questionar-se por várias razões e a aumentar, ainda mais, a queda de cabelo. Estudos recentes indicam que a tendência de isolamento social ou a de questionamento sobre aquilo que os parceiros ainda sentem em relação a si são actos e dúvidas frequentes de quem sofre com a perda de cabelo. Deve por isso partilhar as suas inseguranças com alguém próximo e, fundamentalmente, com um especialista.

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