Diarreia: como prevenir e tratar?!
A diarreia, muitas vezes, é vista como um problema aparentemente comum, pouco relevante, banalizado, mas será que é mesmo assim?! Não! A diarreia é uma das principais causas de morte, principalmente em crianças e nos países subdesenvolvidos.
Diariamente na farmácia, aparece pessoas com quadros clínicos de diarreia, que necessitam de ajuda, uma vez que este problema causa desconforto e é incapacitante, podendo levar a desidratação e perda de eletrólitos, que no extremo pode conduzir à morte se não for tratado.
Afinal o que é diarreia?
A diarreia é definida por um aumento na frequência das dejeções ou diminuição da consistência das fezes. Esta pode ser o resultado de anomalias nas funções do tudo digestivo, que provoca redução da absorção ou aumento da secreção de água e eletrólitos.
Quais os sintomas mais frequentes?
Apesar de ser raro, pode verificar-se a eliminação de pequenas quantidades de fezes moles com muco e sangue.
Que tipos de diarreia existem?
Existem vários tipos de diarreia, as vezes não é fácil identificar, mas a presença de algumas manifestações clínicas podem ajudar.
DIARREIA AGUDA:
DIARREIA CRÓNICA:
DISENTERIA:
Como tratar a diarreia?
A abordagem terapêutica da diarreia aguda baseia-se em 2 linhas principais: a correção da desidratação através de soluções de reidratação oral e da adequação da dieta.
1. É recomendado beber água (cerca de 1,5 a 2L/dia) ao longo do dia, em pequenas quantidades, mas várias vezes ao longo do dia;
2. Desaconselha-se os sumos e os refrigerantes pois podem agravar a diarreia. Opte por chás fracos ou tisanas;
3. Desaconselha-se o consumo de leite e derivados, bem como de frutas e verduras cruas. O iogurte deve ser o primeiro a ser introduzido por ser praticamente isento de lactose e só depois o leite em pequenas doses;
4. Evite ao máximo as gorduras, doces, bolachas, etc.;
5. Opte pelo consumo de carnes de aves ou peixes brancos, cozidos a vapor ou em água e sal, acompanhado por arroz, massa ou batata bem cozidos;
Os probióticos podem também ser úteis na prevenção e no tratamento da diarreia. Mas afinal o que são os probióticos? São microrganismos vivos (bactérias e leveduras) que existem normalmente no intestino de um indivíduo saudável. O uso de probiótico modificam a composição da microflora intestinal, criando condições desfavoráveis à proliferação dos agentes patogénicos, levando a uma menor duração da diarreia.
Em que situações devo procurar um médico?
Como prevenir a diarreia?
As principais medidas preventivas passam por: cuidados de higiene, como a lavagem frequente das mãos, em particular antes das refeições e após o contacto com crianças ou adultos com sintomas de gastroenterite e lavagem e confeção adequada dos alimentos.
Antes de viajar para um país tropical ou subdesenvolvido é importante realizar uma consulta do viajante.
Voltar