CONTINUAR A COMPRAR

O seu carrinho está vazio

PORTES GRATUITOS

Em Portugal Continental, para mais de 50eur (-5kg)

ENCOMENDAS EM 24h

Em Portugal Continental, para encomendas até ás 15h

ESCOLHA O PROTETOR SOLAR IDEAL PARA A SUA PELE!

Protetores solares – que tipos existem?

Um protetor solar é um produto cosmético que se destina a ser utilizado na prevenção de danos causados pela radiação solar na pele. O filtro solar é uma substância sob a forma de creme, spray, gel, loção, leite, óleo ou emulsão, entre outras, que têm a capacidade de absorver e/ou refletir a radiação solar, impedindo que esta danifique as células da pele, diminuindo desta forma o risco de cancro de pele.

Existem dois tipos de filtros solares, os filtros químicos (ou orgânicos) e os filtros físicos (inorgânicos ou minerais), ambos com o objetivo de proteger a pele da radiação solar:

  1. Os filtros químicos são constituídos por moléculas capazes de absorver a radiação UV e transformá-la em radiações inofensivas de menor energia;
  2. Os filtros físicos atuam na dispersão e reflexão da radiação UV, criando uma barreira protetora na pele. Estes filtros são a forma mais segura e eficaz de proteger a pele, pois apresentam baixo potencial de irritação, sendo por isso os recomendados para o uso nas crianças ou em pessoas com peles sensíveis.

O que é o Fator de Proteção Solar (FPS)?

A eficácia de um protetor solar é medida em função do seu Fator de Proteção Solar (FPS), o qual indica o tempo de exposição ao sol sem o risco de eritema (vermelhidão). O fator de proteção em protetores solares descreve principalmente a proteção UVB. Desta forma, o FPS é a relação entre a dose mínima de radiação UVB que causa eritema na pele protegida por um protetor solar, e a dose mínima de radiação UVB que causa o eritema na me

sma pele, quando desprotegida. Os fatores de proteção são divididos em diferentes níveis: baixo (6-10), médio (15-25), alto (30-50), muito alto (50+).

Exemplo: se uma pessoa com pele clara, estiver ao sol sem protetor solar e demorar 20 min a sofrer uma queimadura solar, quando aplicar o protetor solar com FPS de 15, a sua pele ficará protegida durante 300 minutos (15 x 20 minutos).

 

 

Qual o melhor protetor solar para cada tipo de pele?

Existem essencialmente quatro tipos básicos de pele, em função da quantidade de sebo cutâneo produzido pela pele: normal, oleosa, seca e mista. No entanto, o estado da nossa pele pode variar bastante devido a fatores internos ou externos a que a pele esteja sujeita.

Pele normal – encontra-se em equilíbrio quanto à presença de água e gordura, proporcionando um toque delicado e confortável.

Pele oleosa – resulta da produção excessiva de sebo cutâneo. Vários agentes externos e internos como alterações hormonais, stress do dia-a-dia, agressões químicas ou exposição a raios ultravioletas, estão na origem deste tipo de pele. A principal consequência da pele oleosa é o aparecimento de acne. Os melhores protetores solares para pele oleosa são os de textura fluida ou gel-creme, com toque seco, livres de óleos (oil-free), não comedogénicos (não formam pontos negros), e com uma ação anti-brilho.

Pele seca – produz menos sebo cutâneo do que a pele normal. Como resultado, os lípidos de que a pele necessita para se manter hidratada não são suficientes, tornando a pele de aspeto rugoso e áspero, e revelando desconforto após contacto com água. É uma pele caracterizada por uma constante perda de humidade. Este tipo de pele necessitada de um protetor solar com textura cremosa com alto poder de hidratação.

Pele mista – é uma junção de pele oleosa na "zona T" (testa, nariz e queixo), e pele normal ou seca no restante rosto. Para uma pele mista, o protetor solar ideal tem de ter uma textura gel-creme, que hidrate e ao mesmo tempo seja oil-free e com toque seco, não deixando a pele com aspeto oleoso.

 

A pele sensível caracteriza-se por ser mais reativa e se irritar mais facilmente que a pele normal. Identificar e avaliar os sintomas, como a vermelhidão, erupções, picadas, prurido e ardor ajudam a determinar o estado da pele. A pele sensível e sensibilizada necessita de produtos com ação calmante, hidratante e com filtros físicos, evitando assim irritações.

Voltar