CONTINUAR A COMPRAR

O seu carrinho está vazio

PORTES GRATUITOS

Em Portugal Continental, para mais de 50eur (-5kg)

ENCOMENDAS EM 24h

Em Portugal Continental, para encomendas até ás 15h

FESTAS E O EXCESSO ALIMENTAR!!

O natal já passou, mas os excessos alimentares continuem, muitas vezes até ao início de janeiro. Doces, chocolates, fritos, aperitivos e uma mesa cheia de comida é uma realidade nesta altura em muitas casas portuguesas.

Mas como evitar este excesso alimentar?

Vamos deixar, aqui algumas dicas que podem ser uteis e que podemos colocar em prática evitando o excesso.

  1. Optar por peritivos mais saudáveis. Devemos trocar os típicos salgados e fritos por frutos secos, como nozes, avelãs, amêndoas, amendoins, pinhões, sem adição de açúcar ou sal. Estes são mais saudáveis e dão a sensação de saciedade.
  2. Iniciar as refeições com sopa. Antes de iniciar as refeições principais características da época, faça uma refeição de sopa de hortícola. Ficará mais saciado e assim, ingerir menos quantidade de outros alimentos.
  3. Aos pratos principais acrescente hortícolas.Desde as tradicionais couves cozidas aos grelos, cogumelos, purés de lentilhas, de ervilhas, de castanhas até às mais recentes beringelas ou curgetes, são excelentes formas de reduzir a ingestão de calorias, gordura animal e colesterol.
  4. Disponha de pão fresco pela mesa. O pão de qualidade fornece menos calorias, gorduras e sal do que bolachas, salgados e outros aperitivos, além de ter uma excelente digestibilidade e ser uma boa fonte de vitaminas.
  5. Adapte receitas. Reduza as quantidades de açúcar das receitas, utilizando outras alternativas para dar sabor a doces e bolos, como por exemplo canela e fruta. Os estufados (sem refogar os alimentos), cozidos a vapor ou grelhados são métodos de confeção mais simples e que degradam menos os nutrientes quando comparados com os assados. Evite fritar. Se assar, retire as partes mais escuras ou queimadas antes de servir.
  6. Opte por sobremesas saudáveis. Elabore sobremesas saudáveis como por exemplo uma salada de frutas frescas desta época.
  7. Hidrate-se. Espalhe na mesa jarros com água mineral ou aromatizada com fruta da época, evitando assim o consumo excessivo de bebidas açucaradas e gaseificadas assim como bebidas alcoólicas. Assim, além de reduzir as calorias das bebidas mantém-se hidratado.
  8. Quanto às bebidas alcoólicas devem ser evitadas ou com consumo moderado. Não deverá fazer misturas, uma vez que dificultam a perceção do álcool ingerido. Além do mais, deverá intercalar estas com bebidas não alcoólicas.
  9. Promova atividade física em família. Caminhadas, passeios a pé ou até corridas em grupo são sempre boas sugestões, mas até um simples jogo com os mais novos na rua se pode tornar uma forma divertida de gastar algumas das calorias ingeridas ao longo do dia.
  10. Mantenha os seus hábitos de sono. Apesar de ser uma época festiva, procure dormir o suficiente e com qualidade, mantendo os seus hábitos de sono. Antes de ir dormir, evite utilizar aparelhos eletrónicos (tais como smartphone, tv), ainda que os tenha recebido como um presente, guarde-os para a manhã seguinte.

O ano novo está quase, quase a chegar e deixamos aqui algumas sugestões de receitas saudáveis de entradas, bebidas, sopas, sobremesas, que pode optar e se deliciar! 

DGS: https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/receitas-saudaveis/

Água de Maçã Verde                                       Almôndegas de cabrito e legumes                                       Formigos de bolo rei

Voltar