CONTINUAR A COMPRAR

O seu carrinho está vazio

PORTES GRATUITOS

Em Portugal Continental, para mais de 50eur (-5kg)

ENCOMENDAS EM 24h

Em Portugal Continental, para encomendas até ás 15h

GRÁVIDA?! SIM OU NÃO?

Como funciona um teste de gravidez?

Existe vários sintomas que podem indiciar uma gravidez, como menstruação atrasada, alterações nos seios, cansaço, enjoos, fadiga, alteração de humor, entre outros. Esses primeiros sintomas de gravidez podem variar de mulher para mulher.

Todos os testes de gravidez, disponíveis habitualmente na farmácia, baseiam-se na detecção da hormona gonadotrofina coriónica humana (hCG) na urina da mulher. Esta é uma hormona produzida pela placenta, logo após a implantação do embrião (fase inicial do desenvolvimento do bebé) na parede do útero, que ocorre, geralmente 6 dias após a sua concepção, podendo, no entanto, variar em mulheres com ciclos menstruais irregulares.

 

Quando devo fazer o teste?

Muitas vezes a mulher fica muito ansiosa e quer fazer o teste o mais rápido possível.

Alguns testes, como o Clearblue resultado em 6 dias, permitem obter resultados até 6 dias antes da menstruação em falta, ou seja, 5 dias antes do dia previsto para o início da menstruação. Se realizar o teste antes da data em que a menstruação deve iniciar, deve usar a primeira urina do dia, uma vez que esta, é geralmente a mais concentrada do dia e conterá, um maior nível de hCG.

Salvo esta situação, poderá fazer o teste em qualquer outra altura do dia.

 

Qual o procedimento para realizar um teste de gravidez?

Antes de fazer o teste, deverá ler as instruções do teste que vai realizar. Apesar de muitos testes terem um procedimento semelhante, detalhes, como o tempo que tem de aguardar pelos resultados, a sua leitura e até a altura em que deve fazer o teste variam consoante a marca.

Apresentamos como exemplo, as instruções de utilização do Biotest hCG Teste de gravidez: 

  1. Remova a vareta de teste do invólucro e remova a tampa.
  2. Coloque a ponta absorvente em contacto com o fluxo urinário durante 5 segundos. Ou, se preferir, mergulhe a vareta de teste numa amostra de urina recolhida num copo seco e limpo durante 15 segundos.
  3. Mantenha a ponta absorvente virada para baixo ao longo do processo de teste, ou seja, nunca vire a vareta com a ponta absorvente para cima.
  4. Substitua a tampa e coloque a vareta de teste na horizontal.
  5. Segundo as instruções para o teste que estiver a utilizar, aguarde 1 a 3 minutos.
  6. Leia os resultados. O folheto de instruções vai indicar-lhe como ler o resultado e quaisquer passos seguintes que deve tomar.

 

Como ler um resultado de um teste de gravidez?

Depois de fazer o teste e de aguardar pelos resultados, está na altura de os compreender. Um teste de gravidez digital vai indicar o resultado por palavras, normalmente com "Grávida" ou "Não Grávida", enquanto que outros testes irão apresentar duas linhas ou um símbolo positivo para confirmar um resultado positivo.

 

 

Na caneta absorvente, como o Teste Biotest hCG:

ESTÁ GRÁVIDA: aparecem duas linhas coloridas bem definidas. Uma linha deve estar na janela de linha de controlo (C) e a outra linha deve estar na janela da linha de teste (T). Uma das linhas pode ser mais clara do que a outra, não têm de ser exactamente iguis. Isto significa que, provavelmente, está grávida.

NÃO ESTÁ GRÁVIDA: aparece uma linha colorida na janela de controlo (C). Não aparece qualquer linha na janela da linha de teste (T). Isto significa que, provavelmente, não está grávida.

 

 

Se obtiver um resultado positivo no teste de gravidez, é porque está gravida e deve marcar uma consulta com o seu médico.

Se obtiver um resultado negativo no seu teste de gravidez ou não está grávida ou está grávida, mas realizou o teste numa fase demasiado inicial para os níveis de sensibilidade do teste na deteção da hormona de "gravidez" hCG no seu corpo e deverá repetir o teste.

Voltar