CONTINUAR A COMPRAR

O seu carrinho está vazio

PORTES GRATUITOS

Em Portugal Continental, para mais de 50eur (-5kg)

ENCOMENDAS EM 24h

Em Portugal Continental, para encomendas até ás 15h

NASCEU O PRIMEIRO DENTE AO SEU BEBÉ?!

Os primeiros dentes!

O início do nascimento dos primeiros dentinhos marca um momento muito importante da vida da criança, mas também dos pais.

A primeira dentição (dentição primária, dentição decídua) é constituída por um total de 20 dentes conhecidos como dentes de leite. Estes começam a aparecer a partir dos 3 meses de vida, podendo surgir um pouco mais tarde – entre os 12 e os 14 meses, no entanto é um processo que se pode estender até aos 3 anos de idade.

Quais são os principais sinais e sintomas do surgimento dos primeiros dentes?

Com o aproximar do surgimento dos primeiros dentes é frequente os bebés apresentarem vários sinais e sintomas que devemos estar atentos, como:

  • Irritabilidade, ansiedade e sono agitado
  • Tendência para colocar as mãos/objetos à boca
  • Salivação excessiva (o bebé está constantemente a babar)
  • Febre
  • Falta de apetite
  • Dor
  • Inflamação gengival (gengivas vermelhas e inchadas)
  • Diarreia

Como aliviar o desconforto do bebé?

As medidas não farmacológicas são geralmente eficazes em situação de dor ligeira a moderada provocada pela erupção dentária.

1. Deve manter uma atitude tranquilizante, para que o bebé se sinta mais seguro e calmo.

2. Utilize técnicas de distração e relaxamento

3. Aplique frio (crioterapia): durante o período de erupção dentária a aplicação de frio alivia a dor e diminui o inchaço.

Existem no mercado dispositivos que vão ajudar nessa fase, tais como:

  • Anéis de massagem e mordedores: são dispositivos desenhados especialmente para a função de massagem gengival, além de servirem como brinquedos. Os bebés ao levarem este à boca, vão aliviar a dor e o desconforto.
  • Mordedores com liquido refrigerador: estes dispositivos tem a vantagem de poder ser colocado no frio e beneficiar de uma ação anti-inflamatória, atenuando a dor e o edema.
  • Dedeira: a dedeira de silicone com saliências, além da massagem, promove a limpeza das gengivas.

Muitas vezes, quando estas medidas não são suficientes para aliviar a dor, teremos de recorrer a tratamento farmacológico.

1. Existem alguns medicamentos e produtos de aplicação local que podem ajudar a aliviar a dor nesta fase. Os produtos tópicos, normalmente em forma de gel, estão indicados para aliviar a dor local, acalmar as gengivas e promover a cicatrização da mucosa oral. O Pansoral e Urgo Filmogel Dentilia são um ótimo exemplo de produtos que contém camomila e alteia e que vão ajudar a acalmar as gengivas do seu bebé.

2. Quando a dor não é aliviada com a utilização dos métodos acima indicados poderá ser necessário o uso de analgésicos orais como o paracetamol. No entanto, antes de iniciar um tratamento com algumas destas substâncias referidas, deverá consultar o médico ou farmacêutico.

Voltar