Os primeiros dentes!
O início do nascimento dos primeiros dentinhos marca um momento muito importante da vida da criança, mas também dos pais.
A primeira dentição (dentição primária, dentição decídua) é constituída por um total de 20 dentes conhecidos como dentes de leite. Estes começam a aparecer a partir dos 3 meses de vida, podendo surgir um pouco mais tarde – entre os 12 e os 14 meses, no entanto é um processo que se pode estender até aos 3 anos de idade.
Quais são os principais sinais e sintomas do surgimento dos primeiros dentes?
Com o aproximar do surgimento dos primeiros dentes é frequente os bebés apresentarem vários sinais e sintomas que devemos estar atentos, como:
Como aliviar o desconforto do bebé?
As medidas não farmacológicas são geralmente eficazes em situação de dor ligeira a moderada provocada pela erupção dentária.
1. Deve manter uma atitude tranquilizante, para que o bebé se sinta mais seguro e calmo.
2. Utilize técnicas de distração e relaxamento
3. Aplique frio (crioterapia): durante o período de erupção dentária a aplicação de frio alivia a dor e diminui o inchaço.
Existem no mercado dispositivos que vão ajudar nessa fase, tais como:
Muitas vezes, quando estas medidas não são suficientes para aliviar a dor, teremos de recorrer a tratamento farmacológico.
1. Existem alguns medicamentos e produtos de aplicação local que podem ajudar a aliviar a dor nesta fase. Os produtos tópicos, normalmente em forma de gel, estão indicados para aliviar a dor local, acalmar as gengivas e promover a cicatrização da mucosa oral. O Pansoral e Urgo Filmogel Dentilia são um ótimo exemplo de produtos que contém camomila e alteia e que vão ajudar a acalmar as gengivas do seu bebé.
2. Quando a dor não é aliviada com a utilização dos métodos acima indicados poderá ser necessário o uso de analgésicos orais como o paracetamol. No entanto, antes de iniciar um tratamento com algumas destas substâncias referidas, deverá consultar o médico ou farmacêutico.
Voltar